Menu Rápido
Redes Sociais
Informações de Contato
Endereço

Rua S1, Qd. APM. Lt. 1, Conjunto Morada do Morro - Senador Canedo-GO

Email

contato@senaprev.com.br

Telefone

+55 62 3010 7750

Entre em contato: (62) 3532-2046

Quer saber como seria sua aposentadoria? Simule agora.

O Instituto de Previdência do Servidor Público de Senador Canedo – SenaPrev é uma autarquia com personalidade jurídica ou fundo independente, ambos criados através de lei municipal para receber contribuições mensais dos servidores públicos efetivos e do próprio Ente Federativo, visando acumular recursos financeiros através do sistema da repartição ou capitalização que servirão para o pagamento de aposentadorias, pensões e outros serviços de cunho previdenciário. O Instituto de Previdência é o órgão único do Regime Próprio de Previdência-RPPS.

O SenaPrev contempla apenas os servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Senador Canedo?
 - Não. O SenaPrev atenderá aos servidores titulares de cargos efetivos lotados na Prefeitura, na Câmara de Vereadores, em Fundações e Autarquias vinculadas ou ligadas ao município desde que inseridos no Regime Jurídico Estatutário do Município de Senador Canedo.

E quais são os benefícios concedidos pelo SenaPrev?
 - Aposentadoria por Idade
 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição
 - Aposentadoria Compulsória
 - Aposentadoria por Invalidez
 - Aposentadoria Especial de Professor
 - Pensão por Morte
 - Salário Maternidade
 - Auxílio Doença
 - Auxílio Reclusão
 - Salário Família

E quanto eu vou contribuir para ter esses direitos?
 - A contribuição do servidor é recolhida tomando-se por base um percentual que incide sobre sua remuneração mensal. Apesar de variável de município para município esse percentual não poderá ser inferior a 11% (onze por cento). Por isso é que a avaliação atuarial, pilar básico do sistema por força do disposto no art. 40, da Constituição Federal, tem grande valia para se verificar a real situação do SenaPrev.

 - Atualmente, os servidores efetivos do Município de Senador Canedo estão contribuindo com 11% (onze por cento) sobre a sua remuneração mensal.

O Município também contribui para o SenaPrev? Quanto?
 - O município, por lei, terá que contribuir para a formação das reservas que irão garantir o pagamento dos benefícios dos servidores vinculado ao SenaPrev. Este percentual é determinado pela avaliação atuarial anual, entretanto não poderá ser inferior a 11%(onze por cento), e nem mais que o dobro da alíquota do servidor.

Quem fiscaliza o funcionamento do SenaPrev?
Atualmente, o SenaPrev tem que prestar contas mensalmente ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCM, ao Ministério da Previdência Social – MPS, aos Conselheiros Municipais de Previdência-CMP e demais servidores que tenham interesse.

O que acontece se o município de Senador Canedo não fizer os devidos repasses ao SenaPrev?

 - Caso o município de Senador Canedo não faça os devidos repasses, ficará sem o CRP-Certificado de Regularidade Previdenciária, impossibilitando a assinatura de convênios com a União e o Estado para captação de recursos para serem aplicados em obras e serviços no município, gerando dessa forma um prejuízo ao mesmo.É importante ressaltar que todos os municípios que possuem Regime Próprio de Previdência Social, por determinação do Ministério da Previdência Social devem adequar aos critérios para a emissão do CRP.

Dúvidas:
Sobre o  tempo e as regras para a concessão do benefício podem ser esclarecidas no Instituto de Previdência do Servidor Público de Senador Canedo SenaPrev, na Rua S-01, qd. APM, lt. 01, Conjunto Morada do Morro, Senador Canedo. Fone: (62) 3532-2046. Site: http://www.senadorcanedo.go.gov.br/